14 março 2009

'Príncipe Caspian' entre os 10 melhores filmes de 2008

No último dia 12, o Jornal Pioneiro, de Caxias do Sul - RS, publicou uma matéria com o título 'Os 10 mais de 2008', onde mostra o top 10 de livros, música e cinema do ano que passou. Sobre cinema está escrito o seguinte:



"Espetáculo para jovens platéias

As previsões costumam ser catastróficas, mas a indústria cinematográfica capitaneada por uma cada vez mais internacionalizada Hollywood sobrevive forte ano após ano. Como a televisão e o videocassete não acabaram com o cinema, o DVD, os novos suportes de exibiçãos e, sobretudo, a pirataria levam a antiga engrenagem a se adaptar aos novos tempos para seguir faturando. Os resultados de 2008 apontam que a estratégia de Hollywood é seguir abastacendo seu público-alvo: as jovens platéias que se entusiasmam, sobremaneira, com os grandes e ruidososespetáculos visuais nas telas dos shoppings centers.
Na lista dos 10 mais da temporada, encabeçada pela bilionária arrecadação de Batman - O Cavaleiros das Trevas, figuram outras duas aventuras com super-heróis: Hancock, protagonizado por Will Smith, ator que é hoje uma aposta certa para atrair público; e o Homem de Ferro. Como, agora mais ainda, não é tempo de correr riscos, apostar no já testado e aprovado segue em alta. Em 2007 tivemos novos capítulos de franquias como Homem-Aranha, Harry Potter, Piratas do Caribe e Shrek. Já em 2008, além de Batman, voltaram à ação o longevo espião James Bond, o veterano aventureiro Indiana Jones, os seres mitológicos de As Crônicas de Nárnia, em Príncipe Caspian, e a animada bicharada de Madagascar 2. Falando em desenho animado, em 2008 o gênero manteve seu nível com Kung Fu Panda e, o agora oscarizado, Wall-E.

Nesse time, a única presença que talvez possa causar surpresa é Mamma Mia!, por pertencer a um gênero que volta e meia é dado como morto: o musical. No entanto a irresistível combinação de sucessos do ABBA com o iluminado de Meryl Streep se mostrou arrebatadora.

As bilheterias:

1. Batman - O Cavaleiro das Trevas: Melhor adaptação para o cinema, a segunda aventura do Batman dirigida por Christopher Nolan conquistou o público.

2. Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal: Quase duas décadas depois do último filme da série de George Lucas e Steven Spielberg, o arqueólogo encarnado por Harrison Ford voltou em uma trama envolvendo espiões russos e ETs.

3. Kung Fu Panda: O estúdio DreamWorks produziu uma animação dublada por astros como Jack Black, Dustin Hoffman e Agelina Julie.

4. Hancock: Will Smith vive um super-herói beberrão que contrata um relações-públicas paar limpar a sua barra e se apaixona pela mulher dele.

5. Mamma Mia!: Sucesso na Broadway e mundo afora, o musical de Phyllida Lloyd com canções do ABBA repetiu o êxito no cinema.
6. Madagascar 2: A reciclagem da história dos animais do zoológico de Nova York perdidoa na África rendeu um estouro de bilheteria.
7. Homem de Ferro: A popularidade do super-herói e o carisma do ator Robert Downey Jr. talvez expliquem o êxito de público.

8. 007 - Quantum Of Solace: O charme de Daniel Craig como James Bond e da bond girl da russa Olga Kurylenko seguram o interesse de um roteiro pouco inspirado.

9. Wall-E: O Oscar de longa de animação confirmou a excelência da produtora Pixar no atual mercado dos desenhos. Com poucos diálogos, narra uma história ecológica e romântica.

10. As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian: A segunda produção baseada nos romances de C. S. Lewis apostou nos efeitos especiais. "

Pois é, Príncipe Caspian pode não ter sido um imenso sucesso de bilheteria, mas ainda assim ficou entre as 10 melhores do ano passado. Agora vamos aguardar a próxima jornada à Nárnia que está marcada para 10/12/2010 e que (esperamos) será um grande sucesso.

Nenhum comentário: