04 julho 2009

O que é ateísmo?

Como todos os fãs do Skadar sabem ele é ateu. Mas todos sabem o que é ser ateu? Não acredita em Deus? Não é simplesmente isso. Há horas que quero fazer esse post, mas nunca dá tempo, porém, hoje eu decidi resolver essa questão, então, vamos lá!
"O ateísmo é considerado como uma posição ideológica em relação à crença em deuses. Não pode ser considerado como um tipo específico de religião já que, na maioria das definições aceitas, para que uma dada perspectiva seja classificada como tendo caráter religioso, esta deve ter como elemento central um ou mais deuses, ou entidades divinas. Certas correntes filosóficas podem ser consideradas como ateístas, mas o conceito de ateísmo não se prende a uma filosofia ou religião específica."
Isso é o que diz a 'enciclopédia livre'. Mas pra facilitar, são considerados ateus aqueles que questionam ou negam a existência de Deus ou qualquer outro 'ser superior'. É, como disse a Wiki, 'uma posição ideológica', ou, em outras palavras, uma filosofia de vida.
A 'filosofia' ateísta não é de hoje, de acordo com esse site 'o Salmo 14, escrito por Davi por volta de 1000 a.C., menciona o ateísmo: “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus”.'
'Existem correntes ateístas que se diferem entre si:
*Ateísmo Agnóstico ou Fraco: Fazem parte do ateísmo agnóstico aqueles que colocam a existência ou não de deuses em questionamento. Acreditam que para afirmar ou negar tal existência é necessário encontrar provas para apresentar, o que não é possível.
*Ateísmo Cético ou Forte: Fazem parte do ateísmo cético aqueles que definitivamente se opõe à idéia da existência de deuses. Cada ateu segundo o seu próprio motivo nega a permanência da
e de um ser superior no qual não se pode ver. Afirmam que deus é um ser revelado de forma contraditória e que de acordo com diversas religiões apresenta características e formas diferentes. ' (deste site)
Como não há forma científica de provar a exitência de um 'ser superior', na maioria das vezes são os profissionais da área da ciência (médicos, cientistas...) que se denominam ateus. Talvez seja por isso que o SK se diga ateu, afinal ele é descendente de Darwin, o criador da Teoria Evolucionista, que anula a Teoria Criacionista, de Adão e Eva e todo o resto. Mas se é por isso eu não posso afirmar, e também não sei dizer que tipo de ateu o SK é, mas o certo é que ele é.
Esse texto, como vocês perceberam, tem partes de 3 sites, onde fiz minha 'pesquisa'. A quem tiver mais interessado no assunto, sugiro que visitem os três sites, é bem interessante...

Nenhum comentário: